segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Projeto de Pesquisa: A conscientização dos alunos do ensino médio da Escola Professor Aureliano na preservação e conservação do patrimônio histórico e cultural de Taguatinga-TO

Este projeto foi elaborado para a tender a uma solicitação de minha professora Chris Alves,na disciplina Laboratório de Pesquisa II, na qualidade de acadêmica do curso de Pedagogia na Universidade Católica de Brasília –UCB Virtual, cuja finalidade era de pesquisar sobre a minha comunidade e perceber de que forma a comunidade escolar tem se envolvido nos problemas decorrentes a ela.
Infelizmente através das minhas pesquisas pude perceber a dificuldade que as escolas tem em envolver a comunidade no seu cotidiano. O máximo que as escolas oferecem são as reuniões de pais e se necessários alguns pais são “convidados “a participarem dos conselhos de classe.
A integração entre a comunidade e a escola ainda é um assunto novo na minha comunidade, mesmo de uma maneira muito mínima, os pais acabam se envolvendo indiretamente, pois sempre tem uma festinha em comemoração ao dias das mães, pais e professores.
Diante disso, pude observar conversando com algumas pessoas da comunidade, o orgulho que elas sentem da história da cidade, de suas belezas naturais, de sua festa religiosa e de sua cultura local.
Assim, resolvi elaborar um projeto de pesquisa que envolvesse a comunidade e a escola, onde os alunos pudessem construir algo que fizesse parte do seu cotidiano. A idéia de preservação e conscientização do patrimônio cultural  surgiu quando perguntei a um vizinho, morador antigo da cidade, o que ainda  chamava atenção dele, depois de tanto tempo morando no mesmo lugar. A resposta veio direta e simples, as belezas naturais e a festa religiosa.
Como o assunto meio ambiente é debate mundial e está presente sempre nas salas de aulas, livros e mídias, elaborei esse projeto para que fosse apresentado à Escola Professor Aureliano, para os alunos do ensino médio, com o intuito de que a escola pudesse participar efetivamente da comunidade , colaborando e atuando como forma de preservar e conservar o patrimônio cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário