segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Projeto de Pesquisa: A conscientização dos alunos do ensino médio da Escola Professor Aureliano na preservação e conservação do patrimônio histórico e cultural de Taguatinga-TO

Este projeto foi elaborado para a tender a uma solicitação de minha professora Chris Alves,na disciplina Laboratório de Pesquisa II, na qualidade de acadêmica do curso de Pedagogia na Universidade Católica de Brasília –UCB Virtual, cuja finalidade era de pesquisar sobre a minha comunidade e perceber de que forma a comunidade escolar tem se envolvido nos problemas decorrentes a ela.
Infelizmente através das minhas pesquisas pude perceber a dificuldade que as escolas tem em envolver a comunidade no seu cotidiano. O máximo que as escolas oferecem são as reuniões de pais e se necessários alguns pais são “convidados “a participarem dos conselhos de classe.
A integração entre a comunidade e a escola ainda é um assunto novo na minha comunidade, mesmo de uma maneira muito mínima, os pais acabam se envolvendo indiretamente, pois sempre tem uma festinha em comemoração ao dias das mães, pais e professores.
Diante disso, pude observar conversando com algumas pessoas da comunidade, o orgulho que elas sentem da história da cidade, de suas belezas naturais, de sua festa religiosa e de sua cultura local.
Assim, resolvi elaborar um projeto de pesquisa que envolvesse a comunidade e a escola, onde os alunos pudessem construir algo que fizesse parte do seu cotidiano. A idéia de preservação e conscientização do patrimônio cultural  surgiu quando perguntei a um vizinho, morador antigo da cidade, o que ainda  chamava atenção dele, depois de tanto tempo morando no mesmo lugar. A resposta veio direta e simples, as belezas naturais e a festa religiosa.
Como o assunto meio ambiente é debate mundial e está presente sempre nas salas de aulas, livros e mídias, elaborei esse projeto para que fosse apresentado à Escola Professor Aureliano, para os alunos do ensino médio, com o intuito de que a escola pudesse participar efetivamente da comunidade , colaborando e atuando como forma de preservar e conservar o patrimônio cultural.

A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PROFESSOR AURELIANO NA PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE TAGUATINGA.

INTRODUÇÃO

            O Patrimônio Histórico Cultural pode ser constituído por bens materiais e os não materiais, ou seja, uma estátua de alguém que marcou a história do Brasil ou de qualquer outro país, uma descoberta na medicina, ou qualquer outro acontecimento pode ser considerado um patrimônio cultural. 
            A maneira de se expressar; os modos de viver; as criações de arte ou descobrimentos; documentos, uma infinidade de “coisas” pode ser considerada um Patrimônio cultural, sendo assim, o Patrimônio é tudo o que nos cerca.
            Por ser algo que nos cerca e que vivemos constantemente, o Patrimônio cultural deve ser preservado, cuidado, pois significa para nós que vivemos com ele uma identidade para o nosso País, e que será passado para as gerações futuras.

DELIMITAÇAO DO TEMA
             
            Minha intenção nesse projeto foi de propor a comunidade e a Escola Professor Aureliano, com enfoque no ensino médio, a necessidade de conscientização e preservação do patrimônio cultural, Minha proposta de trabalho tem por objetivo dar continuidade na revitalização e preservação do Patrimônio Histórico junto aos alunos, buscando assim despertar o interesse, formando agentes disseminadores da História e Memória da cidade.
            Fazendo estudos e pesquisas sobre a minha comunidade, pude perceber as carências e a falta de iniciativa das pessoas, dos órgãos responsáveis em cuidar e organizar o patrimônio da cidade. Pude verificar também a falta de políticas públicas e educacionais voltadas para a preservação do patrimônio cultural. Diante disso, o projeto buscará fortalecer nesses alunos o sentimento de cidadania e identidade com o intuito de preservar a memória local e despertando a conscientização para a preservação de parte da nossa história.



JUSTIFICATIVA:

            A defesa e preservação do patrimônio histórico e cultural é uma tarefa extremamente importante em todos os setores da vida. A principal linha de ação deste projeto consistirá em desenvolver trabalhos com escolas no sentido de acreditar que é através de uma ação educativa eficaz e comprometida que teremos a possibilidade de realizar um processo de conscientização da sociedade em relação à preservação e conservação do patrimônio que cerca as comunidades.
            As ações desencadeadas por este projeto terão como objetivo fazer com que a escola seja o ponto de partida para um processo de conscientização da comunidade no sentido da construção de um mundo melhor.

 

OBJETIVO:
            Incentivar a valorização do patrimônio cultural de nossa cidade através da educação para o olhar: criterioso e atento para a preservação, uma vez que a história de um povo está inscrita também através de suas fotos, curiosidades, belezas naturais, comidas típicas festas entre outros.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Informar e estimulará os alunos e a comunidade para o conhecimento e para a valorização da história da cidade;
- Contribuír para o esclarecimento sobre a importância de se preservar o patrimônio cultural e documental, matéria-prima fundamental para o resgate da memória coletiva e histórica da região;
- Contribuír para um conhecimento mais amplo e crítico da história regional, desenvolvendo o autoconhecimento e auto-estima dos alunos envolvidos;
- Envolver os alunos do ensino médio em atividades de pesquisa;
- Despertar o interesse para a preservação e revitalização do patrimônio histórico e       cultural da cidade junto às escolas do ensino fundamental e médio;
- Criar oportunidades para a inserção dos alunos em projetos voltados para a história da cidade e para preservação de seus bens culturais.


METODOLOGIA:

              A proposta é utilizar a análise das fotos do acervo, juntamente com relatos orais de membros da comunidade como forma de resgatar a memória dos locais e das pessoas retratadas.
            Este projeto pretenderá, portanto, consolidar este trabalho de preservação cultural, criando oportunidades para a inserção dos alunos do ensino médio no processo de produção do conhecimento histórico, contribuindo não só para a sua formação pessoal, mas também na educação para a cidadania, com destaque para a compreensão de que sua história pessoal faz parte um contexto mais amplo, ou seja, faz parte do patrimônio cultural herdado.


                                                          
CONSIDERAÇÕES FINAIS

             O que difere um povo de outro? O que une e o que separa os indivíduos de tantas partes do mundo?
            Para conhecermos um povo recorremos à análise de seus hábitos, sua forma de demonstrar sentimentos, expectativas e suas manifestações espirituais onde se refletem seus valores e sua história compondo o que hoje entendemos como cultura.
            A cultura inclui conhecimentos, construções arquitetônicas, artes, moral, leis, costumes, hábitos e qualquer outra manifestação que expresse a vida de um povo. Essas manifestações são, em verdade, a própria identidade de uma sociedade e exprimem sentimentos comuns que manifestam singularidade, o que por si só, abarca indiscutível valor humanístico.
            O século XX é marcado por movimento político mundial de preservação do Patrimônio Cultural de tal modo que é certo dizer, hoje, que a preservação da identidade popular é uma das funções do Estado e um dever de toda sociedade.
            A comunidade é a melhor guardiã de seu patrimônio, a comunidade abrange o conjunto de pessoas e instituições que interagem para obter um objetivo em comum. No caso ela formada por pessoas físicas que se identificam com o patrimônio cultural e os órgãos que cuidam de sua preservação. Essas pessoas e instituições devem trabalhar de forma integrada e complementar.




CRONOGRAMA

1) Coleta de informações
Janeiro
Fevereiro
Março
2) Discussão teórica em função da determinação dos objetivos
X


3) Visita as pessoas da comunidade

X
X
4) Gravação dos vídeos

       X

5) Coleta de fotos


    X



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 ORIÁ, Ricardo. Educação patrimonial: conhecer para preservar. Disponível em: < http://www.educacional.com.br/articulistas/articulista0003.asp Acesso em: 15 outubro 2010.

O que é Patrimônio Histórico Cultural? Disponível em: < http:// www.colegioweb.com.br/curiosidades/o-que-e-patrimonio-historico-cultural.html Acesso em: 12 outubro 2010.

SILVA, Edna Mara Ferreira. Os olhos e a cidade: impressões sobre campanha através das relações entre história e fotografia. Disponível em: < http://www.paivadevilhena.edu.br/pesquisa_olhos_cidade.asp> Acesso em: 17 outubro 2010.

SANTOS, Antônio Silveira R. Meio Ambiente Cultural. Disponível em: < http://www.aultimaarcadenoe.com/cultural.htm> Acesso em: 19 outubro 2010.



quinta-feira, 21 de outubro de 2010

FOTOS DA MINHA COMUNIDADE





Localiza-se a uma latitude 12º24'14" sul e a uma longitude 46º26'10" oeste, estando a uma altitude de 634 metros, por causa deste fato, a cidade possui um clima mais ameno, relativamente frio para os parâmetros do Tocantins. Sua população é de 14.528 habitantes e possui uma área de 2.446,81 km² (IBGE/2008).









Outra marca do município de Taguatinga, é a religiosidade do seu povo. Todos os anos, a cidade se prepara para os festejos de Nossa Senhora D'Abadia. São dez dias de extensa programação religiosa e cultural. Os preparativos são intensos e envolvem cerca de 150 pessoas e gastos que giram em torno de R$ 150 mil. As Cavalhadas são o centro dos festejos.







 
Única cidade do Tocantins que preserva a tradição trazida por portugueses e espanhóis, Taguatinga encena a batalha das cavalhadas desde o início do século passado, apesar de algumas vezes interrompida, a tradição é responsável por atrair de milhares de turistas, vindos de várias cidades da região e também de Palmas, a capital do estado; cidades de Goiás, Bahia, Mato Grosso e também da capital federal.






Historicamente, a região sudeste do estado foi colonizada por bandeirantes, aventureiros e missionários religiosos, que ali fundaram diversas cidades, detentoras de belo património histórico. A catequese de índios e a utilização da mão-de-obra escrava caracterizaram a colonização.
                                                                                                                                                                                                                                                                    
Na divisa com a cidade de Aurora do 
Tocantins, a atração é o Rio Azuis. Dois olhos d´água
que brotam num barranco e formam um lago com águas azuis-esverdeadas 
e que forma o menor rio do Brasil. Com apenas 147 metros, 
o rio Azuis deságua no Rio Sobrado.





O caminho que segue para a Cachoeira do Registro 
exibe um cerrado exuberante, cercado por serras imponentes.
Chegando à cachoeira, o turista se depara 
com uma área preservada. 
No descer das águas da cachoeira, outro espetáculo
é o voar em círculos das andorinhas, que fazem uma espécie de balé. 
O lugar também é a morada das araras azuis. Na tranqüilidade do cenário, 
é possível ver várias delas voando ou cantando nos galhos das 
árvores retorcidas do cerrado.

Patrimônio Cultural de Taguatinga-TO Minha Comunidade

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Minha Comunidade

CIDADE DO INTERIOR - Flávio Fabeni

Um cheirinho de mato verde,
uma estrada de chão batido;
madrugada e o galo canta,
amanhece, nova esperança...
vem o vento e faz dançar as copas,
as copas das árvores floridas
e o perfume que exalam
se espalha pelo interior.
Uma casinha no pé da serra,
cidade do interior,
uma estradinha toda de terra,
foi lá que nasceu nosso amor.
Gente plantando cana
e na pracinha como se ama.
Seis horas, bate o sino todo dia,
seis badaladas para Ave-Maria...
cheia de graça,
proteja esse nosso amor,
livre-nos das dores e das desgraças
em nome de Nosso Senhor.
Gente plantando cana
e na pracinha como se ama.
Mais vale um luar do sertão
do que um milhão de luzes da cidade.
As flores que nascem nos campos
lançam perfumes de verdade.