INTRODUÇÃO
O Patrimônio Histórico Cultural pode ser constituído por bens materiais e os não materiais, ou seja, uma estátua de alguém que marcou a história do Brasil ou de qualquer outro país, uma descoberta na medicina, ou qualquer outro acontecimento pode ser considerado um patrimônio cultural.
A maneira de se expressar; os modos de viver; as criações de arte ou descobrimentos; documentos, uma infinidade de “coisas” pode ser considerada um Patrimônio cultural, sendo assim, o Patrimônio é tudo o que nos cerca.
Por ser algo que nos cerca e que vivemos constantemente, o Patrimônio cultural deve ser preservado, cuidado, pois significa para nós que vivemos com ele uma identidade para o nosso País, e que será passado para as gerações futuras.
DELIMITAÇAO DO TEMA
Minha intenção nesse projeto foi de propor a comunidade e a Escola Professor Aureliano, com enfoque no ensino médio, a necessidade de conscientização e preservação do patrimônio cultural, Minha proposta de trabalho tem por objetivo dar continuidade na revitalização e preservação do Patrimônio Histórico junto aos alunos, buscando assim despertar o interesse, formando agentes disseminadores da História e Memória da cidade.
Fazendo estudos e pesquisas sobre a minha comunidade, pude perceber as carências e a falta de iniciativa das pessoas, dos órgãos responsáveis em cuidar e organizar o patrimônio da cidade. Pude verificar também a falta de políticas públicas e educacionais voltadas para a preservação do patrimônio cultural. Diante disso, o projeto buscará fortalecer nesses alunos o sentimento de cidadania e identidade com o intuito de preservar a memória local e despertando a conscientização para a preservação de parte da nossa história.
JUSTIFICATIVA:
A defesa e preservação do patrimônio histórico e cultural é uma tarefa extremamente importante em todos os setores da vida. A principal linha de ação deste projeto consistirá em desenvolver trabalhos com escolas no sentido de acreditar que é através de uma ação educativa eficaz e comprometida que teremos a possibilidade de realizar um processo de conscientização da sociedade em relação à preservação e conservação do patrimônio que cerca as comunidades.
As ações desencadeadas por este projeto terão como objetivo fazer com que a escola seja o ponto de partida para um processo de conscientização da comunidade no sentido da construção de um mundo melhor.
OBJETIVO:
Incentivar a valorização do patrimônio cultural de nossa cidade através da educação para o olhar: criterioso e atento para a preservação, uma vez que a história de um povo está inscrita também através de suas fotos, curiosidades, belezas naturais, comidas típicas festas entre outros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Informar e estimulará os alunos e a comunidade para o conhecimento e para a valorização da história da cidade;
- Contribuír para o esclarecimento sobre a importância de se preservar o patrimônio cultural e documental, matéria-prima fundamental para o resgate da memória coletiva e histórica da região;
- Contribuír para um conhecimento mais amplo e crítico da história regional, desenvolvendo o autoconhecimento e auto-estima dos alunos envolvidos;
- Envolver os alunos do ensino médio em atividades de pesquisa;
- Despertar o interesse para a preservação e revitalização do patrimônio histórico e cultural da cidade junto às escolas do ensino fundamental e médio;
- Criar oportunidades para a inserção dos alunos em projetos voltados para a história da cidade e para preservação de seus bens culturais.
METODOLOGIA:
A proposta é utilizar a análise das fotos do acervo, juntamente com relatos orais de membros da comunidade como forma de resgatar a memória dos locais e das pessoas retratadas.
Este projeto pretenderá, portanto, consolidar este trabalho de preservação cultural, criando oportunidades para a inserção dos alunos do ensino médio no processo de produção do conhecimento histórico, contribuindo não só para a sua formação pessoal, mas também na educação para a cidadania, com destaque para a compreensão de que sua história pessoal faz parte um contexto mais amplo, ou seja, faz parte do patrimônio cultural herdado.
O que difere um povo de outro? O que une e o que separa os indivíduos de tantas partes do mundo?
Para conhecermos um povo recorremos à análise de seus hábitos, sua forma de demonstrar sentimentos, expectativas e suas manifestações espirituais onde se refletem seus valores e sua história compondo o que hoje entendemos como cultura.
A cultura inclui conhecimentos, construções arquitetônicas, artes, moral, leis, costumes, hábitos e qualquer outra manifestação que expresse a vida de um povo. Essas manifestações são, em verdade, a própria identidade de uma sociedade e exprimem sentimentos comuns que manifestam singularidade, o que por si só, abarca indiscutível valor humanístico.
O século XX é marcado por movimento político mundial de preservação do Patrimônio Cultural de tal modo que é certo dizer, hoje, que a preservação da identidade popular é uma das funções do Estado e um dever de toda sociedade.
A comunidade é a melhor guardiã de seu patrimônio, a comunidade abrange o conjunto de pessoas e instituições que interagem para obter um objetivo em comum. No caso ela formada por pessoas físicas que se identificam com o patrimônio cultural e os órgãos que cuidam de sua preservação. Essas pessoas e instituições devem trabalhar de forma integrada e complementar.
CRONOGRAMA
1) Coleta de informações | Janeiro | Fevereiro | Março |
2) Discussão teórica em função da determinação dos objetivos | X |
|
|
3) Visita as pessoas da comunidade |
| X | X |
4) Gravação dos vídeos |
| X |
|
5) Coleta de fotos |
|
| X |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ORIÁ, Ricardo. Educação patrimonial: conhecer para preservar. Disponível em: < http://www.educacional.com.br/articulistas/articulista0003.asp Acesso em: 15 outubro 2010.
O que é Patrimônio Histórico Cultural? Disponível em: < http:// www.colegioweb.com.br/curiosidades/o-que-e-patrimonio-historico-cultural.html Acesso em: 12 outubro 2010.
SILVA, Edna Mara Ferreira. Os olhos e a cidade: impressões sobre campanha através das relações entre história e fotografia. Disponível em: < http://www.paivadevilhena.edu.br/pesquisa_olhos_cidade.asp> Acesso em: 17 outubro 2010.
SANTOS, Antônio Silveira R. Meio Ambiente Cultural. Disponível em: < http://www.aultimaarcadenoe.com/cultural.htm> Acesso em: 19 outubro 2010.