terça-feira, 30 de novembro de 2010

O LIXO, O QUE FAZER?

Embalagens de alimentos, caixas de leite longa-vida, garrafas plásticas, latinhas de refrigerante, restos de comida, baterias de celular e jornais velhos. O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, mas recicla menos de 5% do lixo urbano – valor muito baixo se comparado à quantidade de material reciclado nos Estados Unidos e na Europa (40%).
De tudo que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutilizado, e outros 35%, serem transformados em adubo orgânico.
O lixo é um problema relativamente recente, já que, há algumas décadas, era constituído basicamente por materiais orgânicos - facilmente decompostos pela natureza. Mas com a mudança nos hábitos, o aumento de produtos industrializados e o advento das embalagens descartáveis, o lixo tomou outra dimensão e sua "composição" também mudou.
Hoje, em vez de restos de alimentos, as lixeiras transbordam de embalagens plásticas (mais de 100 anos para decompor), papéis (de 3 a 6 meses) e vidro (mais de 4.000 anos).
Mas o problema não é, propriamente, a característica do lixo produzido, hoje, nos grandes centros urbanos, mas o destino dado a ele. Muitos desses materiais podem ser reaproveitados ou reciclados, diminuindo, assim, as enormes montanhas formadas nos lixões da cidade e, conseqüentemente, a degradação do meio ambiente.

Essas fotos foram tiradas dos alunos da Escola Estadual Professor Aureliano, que vestidos de preto fizeram um protesto com o objetivo de chamar a atenção da comunidade e seus representantes   dando ênfase a importância de se preservar o meio ambiente e conscientizar a população sobre reciclagem e armazenamento correto do lixo.
Essa aula passeio teve como objetivo a conscientização da preservação ambiental e como a população deve cuidar do seu lixo.
.
Assim, os alunos fizeram uma coleta simbólica e conversaram com alguns moradores falando da preservação e qual a melhor forma de fazer o armazenamento do lixo.














segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DESCASO E FALTA DE COMPROMISSO

Essa notícia foi publicada em um site que nos deixa informados sobre os acontecimentos da nossa comunidade, Taguatinga-TO.
A prefeita de Taguatinga, Zeila Ribeiro (DEM), inaugurou, na manhã de ontem, quinta feira, 7, as obras de pavimentação asfáltica da Vila Santa Maria. Ao todo foram mais de 5.000 m² de asfalto com sarjeta e cerca de 2.000 m² de meio fio. A obra beneficiou mais de 90 famílias e teve um custo total de mais de 200 mil reais.
A prefeita afirmou em seu discurso que vai continuar investindo em pavimentação asfáltica e outras obras que melhorem a qualidade de vida dos moradores de Taguatinga. “Os nossos compromisso com os taguatinguenses estão sendo cumpridos, o asfalto da Vila Santa Maria é prova disso. Sei que a nossa cidade tem muitas ruas precisando ser asfaltadas e a minha meta é pavimentar o maior número possível”, disse.
A prefeitura realizou ainda uma campanha de combate a dengue que mobilizou mais de três mil famílias. O trabalho foi feito com a limpeza dos lotes e a conscientização dos problemas causados pela doença. No final da campanha houve sorteio de 10 bicicletas para as famílias que realmente cumpriram a meta da limpeza.

Gostaria de deixar claro que algumas ruas do centro da cidade foram "maquiadas",beneficiando somente aqueles que moram ou tem seus comércios no centro. Compartilho com todos  o  meu registro e minha indignação com o descaso com a população e a falta de respeito com quem paga altíssimos impostos e vê a sua cidadania desrespeitada e invadida.

Assim se encontram várias ruas de nossa comunidade:








sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PROPOSTAS PARA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO EM PESQUISA


Avaliando o meu projeto em Pesquisa e com as observações da professora Chris,  percebemos a necessidade  de apresentar  algumas propostas para a elaboração e realização desse projeto. Pesquisando mais sobre o assunto elaborei um roteiro onde os estudantes terão a oportunidade de perceber mais de perto as noções e conceitos de patrimônio histórico cultural.

AULA PASSEIO: A intenção é que os alunos conheçam outras partes da cidade, não somente a rua e bairro onde moram. E assim evitarão a reprodução de experiências conhecidas ou previamente ensinadas em sala.

FOTOGRAFAR: É através do olhar de cada aluno, que as fotografias farão parte do registro e da forma como cada um concebe a importância do que é significativo, do que é peculiar e das belezas que naturais da cidade.

MAQUETE: A construção da maquete despertará nos alunos a curiosidade por fatos e lugares, que até então não eram perceptíveis por eles. Dando ao mesmo tempo a oportunidade dos alunos poderem usar materiais recicláveis para a construção.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CAVALHADAS 2010

Em Taguatinga, no sudeste do estado do Tocantins, as Cavalhadas acontecem durante os festejos de Nossa Senhora D’Abadia, no mês de agosto. O ritual se inicia com a benção das argolinhas e dos cavaleiros pelo sacerdote, a entrega das lanças ao imperador, usadas nos treinamentos para a batalha, simbolizando que estes estão preparados para se apresentarem em louvor a Nossa Senhora D’Abadia e em honra ao imperador.
As Cavalhadas são formadas por vinte e quatro cavaleiros. Doze representam os cristãos e trajam cor azul, e doze representam os mouros trajando a cor vermelha. O número de doze cavaleiros em cada grupo, representa o conflito medieval que ficou conhecido como “A Batalha de Carlos Magno e os 12 Pares de França”, um dos símbolos da resistência e avanços da religião cristã na luta por terras e novos fiéis. Os diálogos entre embaixadores sarracenos e cristãos apresentados no campo, foram elaborados a partir de romances de cavalarias.
O ritual da luta entre mouros e cristãos é antecedido pelo desfile dos caretas pelas ruas da cidade, que depois se dirigem ao campo de apresentação das Cavalhadas. É um grupo de mascarados representando o imaginário medieval de bruxas, caras de boi, chifres e outros animais. Os cavalos usados pelos caretas, são enfeitados com flores e portam instrumentos que produzem um som que os identifica.
No campo de apresentações acontece a entrada do cortejo do imperador e da madrinha, com cavaleiros mirins, princesas, grupo de pastorinhas. A imagem de Nossa Senhora D’Abadia também está presente neste momento, seguida dos festeiros da padroeira de Taguatinga. As rainhas entram no campo a cavalo portando as bandeiras de seus reinos. Logo após, cavaleiros mouros e cristãos iniciam o espetáculo que tem duração de dois dias, com os guerreiros apresentando corridas e competições que remontam o passado histórico medieval.
O espetáculo de cores, brilho e sincronia é uma simulação de luta, que os cavaleiros representam através de evoluções e movimentos de espada, lança e garrucha. Uma batalha de cunho religioso entre mouros e cristãos, onde os cristãos são os vencedores, acontecendo assim a “submissão” dos mouros ao Cristianismo, através do batismo destes, que acontece no campo com a presença do Pároco da Igreja de Nossa Senhora D’Abadia.